Quem Sou

Que tal conhecer a minha história?

William Vorhees é carioca, formado em Educação Física, com pós-graduação em fisiologia morfofuncional. Quando praticava atletismo, foi quatro vezes campeão brasileiro universitário e representou o Brasil em diversas competições nacionais e internacionais. Foi pioneiro na implantação na maneira de trabalhar como personal training no Brasil, introduzindo e criando o modelo de trabalho, nos anos 1980, no Rio de Janeiro. Ainda hoje, treina diversos clientes, entre eles, personalidades famosas como Zezé Polessa, Paulo José, Rita Guedes e Maria Ribeiro, entre outros.

Mesmo com carreira consistente no atletismo, William Vorhees nunca deixou de flertar com a área artística e criativa, onde também buscou formação em cinema, criação e roteiro. Tanto representou personagens como ator quanto desenvolveu a criação de renomadas séries de TV, como Preamar, para a HBO Latin America. Ao lado de Estevão Ciavatta (criador da série) e Patrícia Andrade, Vorhees atuou como roteirista e ainda colaborou na concepção da série. Preamar conta a história do mercado praiano e das relações dos cariocas com a praia e tudo o que a cerca. E, como carioca nato e típico – dos mais autênticos –, o trabalho de Vorhees era (também) manter a fidelidade à realidade na carioquice ali representada.

Como uma espécie de tradição familiar, fazer festas está no sangue de William Vorhees. Com talento herdado da mãe, uma das fundadoras da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, ele se tornou um grande anfitrião e um verdadeiro visionário na realização de festas e eventos inovadores – e de grande visibilidade – que já se tornaram parte do calendário oficial da cidade. Há 21 anos, por exemplo, junto com um grupo de amigos, começou a realização do réveillon de Ipanema. De posse de seu equipamento de som, William agitava as areias do Arpoador na noite da virada, em uma festa que só acabava quando o sol nascia. Na praia também, realiza, há 13 anos, a já tradicional Festa de Iemanjá. O evento começou pequeno, como uma homenagem à Rainha das Águas, mas, hoje, tornou-se parte das datas de comemorações do Rio. Uma grande homenagem e oferenda realizada à orixá, a festa atrai um público que só cresce a cada ano.

Parceiro dos grandes nomes do mundo do Charme do Rio de Janeiro, William também criou e apresentou o Baile Charme Black Tie, no Imperator, e ainda viajou com a festa itinerante durante três anos, por todo o Brasil. Da mesma forma, criou e apresentou o Tributo ao Pai do Baile Charme, DJ Corello, na comemoração de 30 anos da criação do Baile Charme no Rio de Janeiro. Além dessa festa, William também criou, produziu e apresenta a festa itinerante Baile Soudoriodejaneiro, na Zona Sul do Rio, trazendo a cultura do Charme e conectando as regiões Norte e Sul da cidade.

Devido a sua vivência harmônica com centenas de alunos na antiga Funabem, onde foi interno dos 4 aos 16 anos, William desenvolveu a capacidade de convivência e trânsito entre diversas tribos urbanas e tornou-se uma grande referência da história e culturas cariocas, integrando todas as regiões da cidade. Dessa maneira, presta consultoria a diversos projetos, sempre de modo a manter a originalidade e a naturalidade na abordagem de temas relacionados à cidade. Conhecedor de todas as regiões do Rio e com acesso para frequentar todos os tipos de lugares e classe sociais, William acabou recebendo, por parte da imprensa, a identificação de especialista no Carioca Way of Life. William recepciona e apresenta a personalidades mundias o outro lado cultural, gastronômico e curioso da cidade do Rio de Janeiro. Além do Cristo Redentor ou do bondinho do Pão de Açúcar, com William, o melhor da cidade pode ser explorado em uma ida a Méier, Realengo, Padre Miguel e adjacências. Foi desse projeto que acabou surgindo o blog sobre o jeito carioca de ser, seus costumes e, claro, suas novidades festeiras, o souldoriodejaneiro.com.br, idealizado a pedido do ator americano Will Smith durante sua visita à cidade, em 2014, com o cantor Kanye West e a sua esposa a socialite Kim Kardashian. William Vorhees prestou consultoria ao grupo e foi guia durante o período que os astros ficaram no Rio. Iniciou-se uma grande amizade, e até hoje William recebe amigos dos astros para, justamente, mostrar o curioso Rio de Janeiro.

Em 2015, criou, produziu e apresentou uma festa em homenagem aos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro, nas areias do Arpoador. A festa reuniu centenas de pessoas, entre espectadores, artistas e músicos, contou com a parceria do artista plástico Vik Muniz, que doou uma obra de arte com o tema Rio de Janeiro para ser leiloada e realizar o evento, que foi um grande sucesso entre tantas homenagens que a cidade recebeu naquela data.

William Vorhees tem o espírito e a alma da Cidade Maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro e costuma dizer que a praia é a melhor sala de estar do mundo e o Rio é todo nosso. Vamos que vamos.