Artigos Compras Dica Carioca
Os segredos do Cadeg de Benfica. Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara.
24/05/2015
0

O segredo do CADEG

“Central de Abastecimento do Estado da Guanabara”, assim era chamado o atual Mercado Municipal do Rio de Janeiro e hoje, carinhosamente conhecido como CADEG. Todos sabem que carioca de raiz tem o costume de simplificar os nomes. Seja nome próprio ou nome de lugar, o carioca simplifica: para criar intimidade e para facilitar a comunicação.

E não é de hoje que o CADEG deixou de ser uma apenas uma central de abastecimento e passou a atender, também, um público sedento de cultura local e bons preços. De dez anos pra cá, o local deixou de ser um ambiente exclusivo de comerciantes e empresários em busca de repor os estoque de seus negócios. Essa verdadeira Central se tornou um grande pólo de compras e convivência, com um mercado de flores e plantas muito bem cuidado, ampla variedade de lojas e um centro gastronômico com opções variadas que se estendem desde cafés e lanchonetes até restaurantes pés-sujos e estabelecimentos chiques e tradicionais. Um dos pontos altos é se juntar à animada comunidade portuguesa que festeja regularmente suas tradições e dançar um fado, deguntando bons vinhos e ótima comida, em meio ao Mercado,  localizado no bairro de Benfica, zona norte do Rio.

O mais interessante, é que no CADEG também é possível fazer uma feira básica por um preço bem interessante.
Pra quem não conhece, é fácil se perder diante do número expressivo de ofertas. A tendência até pode ser a de ir “se curvando” ao primeiro preço (com certeza mais justo do que o praticado fora do CADEG). Mas… como numa tradicional feira carioca, a procura pelo melhor preço ainda é prática aceitável e pode fazer uma diferença enorme na conta.

E é aqui que a gente entra!

Nosso site souldoriodejaneiro.com.br vai lhe mostrar o mapa do melhor preço dos corredores da Cadeg, com alguns detalhes simples e vc vai se sentir super em casa. Vamos lá!

PONTO DE ENCONTRO
A referência ou ponto-de-encontro pode ser sempre a caixa d’água principal.

ESTACIONAMENTO
Pra começar, nada de parar naqueles estacionamentos pagos! Entre e siga até a área externa do estacionamento. Demora um pouco mas, relaxa, que você conseguirá chegar no pátio do estacionamento gratuito (e com segurança!).

MERCADO DE FLORES E PLANTAS
Funciona no pavilhão que fica atrás da caixa d’água. Detalhe importante: se quiser desfrutar desse espaço tem que chegar antes das 11 horas da manhã. Depois disso, a feira já começa a ser desmontada e fica desagradável a circulação. Para plantas medicinais e dicas de mudas para plantar em casa ou no apartamento, o truque é buscar a assessoria Manoel Macumba. Ele é quem domina os segredos das ervas e plantas profundamente. O que mais acontece no mercado é o cliente comprar uma muda de uma planta linda que não sobrevive no habitat do comprador. Então, o Manuel dá todo o suporte e explicações sobre quais são plantas são mais adequadas para cada tipo de ambiente, seja apartamento, casa, área aberta ou fechada, sua resistência a iluminação e etc… A barraca do Manuel fica na entrada do pavilhão de flores, à esquerda. Tem foto logo abaixo, até mostrando ele no atendimento.

ORQUÍDEAS
O melhor lugar para comprar orquídeas e rosas é, sem dúvida, a Loja Chico Faria Flores foto (2), você pode escolher e comprar as melhores flores no início da sua visita e armazenar ali mesmo e pegar quando estiver indo embora. Lojas 13/14 do CADEG.

CAFÉ DA MANHÃ
Para o café da manhã, você pode arriscar o melhor sanduíche de carne e linguiça (com suco de laranja natural) que  se encontra na “Adega Cesari”. Fica na Avenida Central, loja 71.

FRUTAS
Na rua 13, você encontra as melhores frutas… Se você achar que o preço compensa e resolver caprichar na quantidade, é possível contar com a ajuda de um profissional para ajudar no transporte das compras para o carro.

PAUSA PARA O DESCANSO
Uma parada obrigatória pra quem quer um chopp bem tirado (que ninguém é de ferro) é o “Brasa Show” Chopp no caneco acompanhado de um pastel ou bolinho de bacalhau renova as energias!

ADEGAS E VINHOS
Caso você goste de um bom vinho branco, uma das casas de referência e bom preço é a loja Azeite Serrano de Mirandela” na rua 14 a esquerda. Também vale conferir a casa “Arte dos Vinhos”. Ali você encontra promoções ótimas além do gerente, aquele de braços cruzados na foto, um “sabe-tudo” de vinhos brancos e tintos. Aliás, nessa casa você encontra também, champagnes com ótimos preços.

Bem próximo da escada rolante (e acesso principal pra quem não chega de carro), temos a loja “Mundo dos Vinhos”. Ali uma boa dica são os champanhes e pro-secos sempre com bom preço. O atendente é o Marcelo, sempre com um leve ar de euforia e bom atendimento.

CERVEJAS
Agora, se você é chegado numa cerveja do mundo inteiro, a pedida é uma loja que fica logo ali, chamada “Mundo das Cervejas”. A casa tem as melhores cervejas do mundo em exposição e algumas sempre geladas, para consumo imediato.
Vale lembrar que cerveja importada pega mesmo. Cuidado! Já vi muita gente não levantar após duas cervejas importadas com alto teor alcoólico.
Já quase no final do nosso tour, descendo a escada tem uma outra loja de vinhos, chamada de “Arte dos vinhos”. Coisa de profissional! Todos os vinhos com preços bem interessantes. E, que tal comprar um bom vinho e seguir para o almoço?

ALMOÇO
Seguindo nosso roteiro de indicações, para restaurantes, indico dois lugares ótimos.
Se estiver num dia em que carne for a pedida, o CADEG tem um restaurante uruguaio autêntico, desde o atendimento até o ambiente que retrata lindamente a cozinha Uruguaia. O nome, “La Parrilla Del Mercado”. Tem foto ali ambaixo também.

O melhor restaurante de frutos do mar é, sem dúvida, a casa “Gruta de São Sebastião” na rua 16. O atendimento é o melhor dos restaurantes do CADEG e o chefe dos garçons é de uma classe sem precedentes (além de saber tudo de vinhos e ter as melhores indicações para cada prato). Importante: chegue cedo, pois mesmo que eles tenham ampliado o espaço, a procura é grande.
Bem… agora é sentar e aproveitar!
E tratar de não se esquecer de pegar as flores e frutas que ficaram armazenadas no início do passeio!!!

Bom apetite!!

William Vorhees

About author

William Vorhees

William Vorhees

Sou profissional de educação física de formação superior, ator e roteirista, criador de uma de marca de roupa esportiva, colaborador de assuntos referentes a comportamentos do Rio de janeiro Estudei cinema e criei este blog para compartilhar um pouco do meu dia-a-dia pelos diferentes mundos, dentro desse lindo mundo, que é a minha cidade, o Rio de Janeiro – onde nasci dei a volta ao mundo e aqui continuo cruzando a cidade de norte a sul, leste e oeste. Aqui você tem um pouco dos costumes, crenças, e atitudes do dia a dia da cidade, tudo com embasamento e credibilidade. Seja bem vindo ! Vamos que vamos !

Artigos recentes ↓

Matéria para revista Alemã

Revista Alemã falando sobre o Rio de janeiro

O segredo do CADEG “Central de Abastecimento do ...

leia mais →
Auto estrada Lagoa-Barra que liga o bairro da Barra da Tijuca a praia de São Conrado

O sol de outono no Rio

O segredo do CADEG “Central de Abastecimento do ...

leia mais →
Nota da Coluna Gente Boa do jornal O Globo

Festa de Iemanjá 2016

O segredo do CADEG “Central de Abastecimento do ...

leia mais →

Existem 0 comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *